Liderança ou Ameaça?


Meu chefe me mandou fazer um trabalho fora do meu cargo, se eu não fizer, serei demitido?


Existem muitas explicações, definições e exemplos sobre o que é Líder e liderança, é uma questão muito complexa para explicar detalhadamente, como gosto de escrever curto, vou resumir aqui para quem ainda não entendeu o que seria líder. 

Líder e liderado acontece quando estiverem no mínimo duas pessoas numa situação, para fazer algo, um seria líder e outro é liderado, geralmente quem sabe ou entende do objetivo, é o líder. Independente da idade, cargo ou tempo na organização. 


Exemplo: Vai acontecer uma reunião de vendas, mas você é do setor de estoque, você não vai dirigir essa reunião por não ser o expert do assunto, então alguém que entende mais do assunto vai dirigir e explicar a reunião, ele é o líder na situação, as demais são liderados. Mas quando o assunto é contábil, teria outra pessoa e então a situação muda, o que era liderado, pode ser líder nessa ocasião.


Ninguém é líder em tudo, porque ninguém entende e sabe fazer de tudo, mas como no Brasil não seque dessa forma de administração correta, estuda mas não pratica, aqui tudo dá um jeito e é outro jeito, então o líder geralmente são de cargo superior, mais tempo de casa, ou amiguinho do chefe. Não é atoa que tem tantos problemas pessoais, administrativos e processos trabalhistas.


Geralmente são os gerentes que não sabe fazer nada com nada, vai te mandar fazer um trabalho que não é da sua função, se rejeitar é ameaçado, se fizer e der errado, a responsabilidade fica nas suas costas.


Complicado! Realmente ser esforçado, ser uma pessoa legal na organização é muito difícil, geralmente funcionários assim, invés de ser considerado como proativo, são apelidado como puxa saco, abusado ou ser excluído da rodinha.


Vejo que a solução para essa situação não agradável tornar agradável é levar isso como aprendizagem. Se você é do estoque e ser chamado para ajudar no contábil, não há problema! Aproveite e aprende coisas novas, é experiência nova para sua carreira, é sempre bom estar aprendendo algo. Digo isso como funcionário tipo officeboy, aquele que faz de tudo, aprende um pouco de cada setor e anos depois torna ser um encarregado ou coordenador.


Caso você não gosta essa atitude que vive acontecendo com seu trabalho, procura conversar com o setor de RH da empresa (acredito que não vai resolver nada), explica a situação e pede uma solução.  


Trabalho é igual casamento! Senão gostar não adianta, não vai durar (apesar de que muitas pessoas são casadas por não gostar), é bom pensar e analisar o que gosta de fazer, conhecer o ramo, a cultura, a historia da organização, observar os funcionários e leia atentamente o contrato de trabalho, antes de aceitar uma proposta de trabalho decente.


Este é um post resposta para minha amiga Lu, espero que consigo ajudar a sua situação no ambiente de trabalho.

Espero ter ajudado no problema, não hesite de perguntar no comentário caso tenha mais duvidas.

4 comentários:

  1. Olá meu querido amigo !!!

    Excelente a sua postagem !!
    Sei bem o que é ser liderada por alguém sem a menor noção do que é dever e o que é abuso.
    Meus 2 chefes anteriores eram mestres nisso, eu fui contratada pra ser vendedora, mas era obrigada a fazer faxina, ficar depois do horário de estoquista, etc. Sou totalmente a favor de trabalhar em outras áreas e adquirir aprendizado, mas nestes casos, foi mesmo abuso... Não é à toa que do último, saí tem um ano e da equipe de 15 vendedoras, só resta uma daquela época...
    Infelizmente nós que precisamos do trabalho, às vezes temos que passar por isso, mas é muito desmotivador e acaba sendo ruim para a empresa e é claro, para nós, que acabamos desistindo de ficar a mercê de uma gestão assim, e procuramos outro trabalho.

    Um abração e boa semana !

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do teu texto.
    acho que é por ai mesmo. Aproveitar para aprender um pouco sobre outras funções e procurar seus direitos sem se exaltar. Sempre acreditando em si mesmo e aprendendo onde pode e onde não pode ceder.
    Na pior das hipóteses, se tiver que procurar outro emprego, carregará consigo os novos conhecimentos adquiridos. E isso ninguém poderá tirar de você.
    Parabéns pelo texto. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu querido House!
    Sabe que eu acho que tem a questão da liderança no trabalho, em função de cargos, conhecimentos, experiências e até mesmo pelo tal protecionismo... porém, avalio que existem pessoas que são líderes naturalmente e aí conseguem se sobressair em qualquer ambiente ou situação. No caso do trabalho, acho importante estar antenado e aprendendo com cada oportunidade nova, pois se não servir para a empresa atual, certamente servirá para futuras posições, em outras empresas.
    Acho válido não recusar trabalhos, desde que isso não implique em sobrecarregamento que interfira na função contratada. Mas é importante avaliar se não há abusos nas exigências onde alguém levará os méritos e a pessoa que se dedicou ficará ofuscada e até desvalorizada.
    Grande beijo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Grato pelos comentarios!

    Abço e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Sua participação é muito importante!
Obrigado pelo comentário!